O que é a terapia Bowen

A Terapia Bowen é uma técnica de manipulação miofascial de toque suave, aplicada sobre músculos, tendões, ossos e ligamentos específicos. Estes movimentos vão induzir um relaxamento dos tecidos e corrigir a existente disfunção mecânica e neural existente induzindo a sua auto-cura. 

A sua abordagem emprega uma forma única de manipulação de tecidos moles, com aplicação de movimentos manuais suaves mas de efeitos profundos no organismo.  

A Terapia Bowen tem a vantagem de poder ser aplicada onde muitas outras terapias não podem, como trauma, convalescença, idosos, recuperação de cirurgias, bebés recém nascidos e grávidas.

Como Funciona 

Somos estruturas de tensão e como tal, a fáscia, (ou tecido conectivo que envolve todo os nossos órgãos e tecidos) é como uma teia, transmite uma tensão contínua ao nosso sistema, determinando a nossa forma através de ações, restrições, inibições e desempenho. 

Tal como um tecido, a fascia só estica até um determinado ponto, se continuarmos a forçar, o tecido deixa de ter a forma original até rasgar. O mesmo acontece com o nosso corpo, ele responde aos nossos estímulos, hábitos, posturas, esforços, etc. por isso, qualquer problema na fascia pode afectar qualquer local do organismo, criando problemas de saúde diversos, incluindo em órgãos internos.

Cuidados pós tratamento

  • É muito importante beber muita àgua para assegurar a re-hidratação do corpo depois do tratamento. A água é um condutor.

  • Não deve permanecer sentado por mais de 30 minutos de cada vez, especialmente no dia do tratamento.

  • Deve caminhar pelo menos durante 15 a 20 minutos diariamente em terreno plano.

  • Deve notar-se que receber outras terapias imediatamente após uma sessão de Bowen pode prejudicar a eficácia do trabalho de Bowen. É melhor esperar alguns dias antes de iniciar qualquer outro tratamento. No entanto, fale com seu terapeuta para um programa personalizado.

Tom Bowen

Thomas Ambrose Bowen (1916-1982) foi o criador do que agora é conhecido como "Terapia Bowen". Era conhecido por muitos como um homem humilde que durante muitos anos desenvolveu a terapia que praticou na Austrália, por várias décadas. Começou como trabalhador numa empresa de cimento a ajudar os operários com dores de costas e outras doenças. Durante os anos 1940 e 1950, aprendeu osteopatia e desenvolveu o seu próprio estilo de tratamento adaptando as suas técnicas para ajudar os seus pacientes com as suas próprias limitações físicas.  

Em 1960 abriu o seu próprio negócio e a sua reputação era tão grande que as pessoas viajavam grandes distâncias para serem tratados. Hoje a Terapia Bowen é praticada em cerca de 30 países em todo o mundo.

All Videos

All Videos

Watch Now